1993: Tem início a história da FAURGS. Por iniciativa do Reitor Hélgio Henrique Casses Trindade, é criada uma Comissão Especial, composta por professores e servidores técnico-administrativos da UFRGS, com a finalidade de propor o estatuto da Fundação.
18 de janeiro de 1994: O Conselho Universitário da UFRGS aprova a criação da FAURGS e seu estatuto.
12 de maio de 1994: os professores Ari Roisemberg, Nilton Rodrigues Paim e Valentim Uberti Costa encaminham pessoalmente ao 1º Tabelionato de Porto Alegre a documentação necessária para a inscrição da Fundação no Registro de Pessoas Jurídicas. Nesta mesma data é aberta junto ao Banco do Brasil uma conta corrente com recursos transferidos de uma conta poupança, formada a partir de quotas instituidoras de CR$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros reais) com a finalidade de gerar o capital inicial da Fundação.
Ainda nesta data é informada a composição da diretoria provisória: Professora Ana Maria de Mattos Guimarães, Diretora-Presidente; Professor Cláudio Scherer, Diretor de Projetos; Engenheiro Luiz Carlos Ribeiro Bortolini, Diretor Administrativo.
Primeiro Conselho Deliberativo: Mandato entre 15/06/1994 e 15/09/1998, composto pelos professores José Hugo Valvírio Castro – Primeiro Presidente, Jaime Evaldo Fensterseifer, Paulo Jaconi Saraiva e João Alziro Herz da Jornada, e pelos técnico-administrativos Sílvio Roberto Ramos Corrêa – Segundo Presidente e Cícero de Moraes Neto. Foram suplentes deste conselho os professores Juan Luiz Mascaró e Carlos Marcos B. de Oliveira.
15 de julho de 1994: A FAURGS é inscrita no Registro de Pessoas Jurídicas
Primeiro Conselho Curador: Mandato entre 16/09/1994 e 15/09/1998, composto pelos professores Maria Marques, Presidente; Cláudio Francisco Accurso, Alceu Ravanello Ferraro e Ary Burguer, Suplente.
19 de setembro de 1994: Na primeira reunião do Conselho Deliberativo, presidida em sua fase inicial pelo Reitor Hélgio Henrique Casses Trindade, são homologados os nomes dos componentes da diretoria da Fundação, para um mandato de dois ano: Eloy Julius Garcia, Diretor-Presidente; Jorge Alberto Wilwock, Diretor de Projetos e Antônio Eduardo Leão Lanna, Diretor Administrativo.
22 de novembro de 1994: Universidade e Fundação firmam um convênio cujo objeto é a cooperação recíproca em atividades das áreas de ensino, pesquisa e extensão.
1º de dezembro de 1994: Em local destinado pela Universidade no Campus do Vale, prédio 43.606, mediante locação de espaço, mobiliário e instalações, a Fundação dá início às suas atividades.
20 de dezembro de 1994: É aprovada a Lei nº 8.958 que dispõe sobre as relações entre as IFES e suas Fundações de Apoio, a qual é regulamentada pelo Decreto nº 5.205 de 14 de setembro de 2004.
04 de maio de 2000: É inaugurado no Campus do Vale o prédio da FAURGS, com área física de 2.100 m2. O prédio é construído em regime de comodato com previsão contratual de utilização por 20 anos; sendo possível ao final deste período continuar a fazer uso do mesmo mediante remuneração.
30 de setembro de 2000: É inaugurado no município de Gramado o Centro de Treinamento e Eventos UFRGS/FAURGS. O Centro oferece estrutura completa para realização de congressos, seminários, feiras, exposições, cursos e treinamentos. A utilização deste espaço com 6.000 m2 de área útil ocorre incialmente em regime de comodato com a Ortopé, proprietária do imóvel.
2010: Alterações legislativas impactam profundamente o modus operandi da FAURGS nos anos seguintes. A Lei 12.349, de 15 de dezembro de 2010, altera em parte a Lei 8.958/1994, que passa a ser regulamentada pelo Decreto 7.423, de 31 de dezembro de 2010, que revoga o Decreto 5.205/2004. Esses instrumentos legais estabelecem novas regras entre as IFES e suas Fundações de Apoio, originando na prática uma interferência direta da Universidade na Fundação.
2011: A UFRGS autoriza a ampliação de área construída do prédio ocupado pela FAURGS no Campus do Vale, em 189,8 m2, e a consequente prorrogação de uso por mais 4 anos.
Dezembro de 2012: A FAURGS obtém a Certificação ISO-9001:2008 para todas as suas unidades. Esta certificação é concedida pelo BSI Brasil. A Fundação já havia certificado em novembro de 2006 sua Unidade de Tecnologia da Informação e posteriormente seu Setor de Concursos.
15 de julho de 2014: Por ocasião da comemoração de seus 20 anos de existência, a Fundação inaugura um painel em homenagem a Dirigentes e Conselheiros atuantes ao longo deste tempo.
30 de julho de 2014: A Fundação adquire da Sol do Sul Empreendimentos Imobiliários Ltda. terrenos localizados na Av. Manoel Elias nº 891 e nº 901, em Porto Alegre/RS, matriculados sob os números 39.495 e 39.497 no Registro de Imóveis da 6ª Zona da capital gaúcha. A área dos lotes adquiridos é 23.000 m2.
Ato Constitutivo de 13 de outubro de 2014: Reconduz a diretoria da Fundação para um mandato de 2 anos a partir de 14/10/2014. Diretoria integrada pelos mesmos membros desde outubro de 2008. Sua composição é a seguinte: Sérgio Nicolaiewsky, Diretor-Presidente; Christoph Bernasiuk, Diretor de Projetos e Aristeu Jorge dos Santos, Diretor Administrativo.
16 de janeiro de 2021: Toma posse a nova Diretoria da FAURGS, composta por Ana Rita Facchini - Diretora Presidente; Marco Aurélio dos Santos Benites - Diretor Administrativo; e Hugo Fridolino Müller Neto - Diretor de Projetos.
01 de novembro de 2022: Eleita a Diretoria da FAURGS para o biênio 2022/2024, sendo os integrantes: Ana Rita Facchini como Diretora-Presidente; Marcia Elisa Soares Echeveste como Diretora de Projetos e Marco Aurélio dos Santos Benites como Diretor-Administrativo.
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