Empresa certificada ISO 9001
Aumentar a fonte Diminuir a fonte
18/08/2021

Intenção da UFRGS em produzir insumo para vacina contra Covid-19 é bem recebida pela Fiocruz

A intenção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em produzir insumos para vacinas contra a covid-19, manifestada nesta quarta-feira, 11, foi bem recebida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O encontro teve a participação do reitor, Carlos André Bulhões Mendes, e da presidente do instituto de pesquisa, Nísia Trindade Lima.

“Foi uma reunião muito importante no sentido de estabelecermos uma cooperação técnica com o objetivo de fabricar insumos para vacinas, entre eles células para a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). É um momento de satisfação por se tratar de uma importante notícia na área da saúde e em benefício de toda a sociedade”, destacou o reitor.

Com o possível avanço na cooperação entre a UFRGS e a Fiocruz, está no radar o desenvolvimento de um setor na universidade para a produção de células, certificadas com boas práticas de fabricação, que poderão ser fornecidas à Fundação para usos diversos, incluindo o uso na fabricação de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), pela própria Fiocruz.

A próxima etapa dos contatos entre a Universidade e a fundação está prevista para setembro, quando a vice-diretora de Qualidade da Fiocruz, Rosane Cuber, deverá visitar as instalações da UFRGS, em Porto Alegre. Caso a cooperação seja formalizada, a Fiocruz será responsável pelo assessoramento técnico para a construção do espaço dedicado à produção de células.

A reunião também abordou outras possibilidades de parceria envolvendo a Universidade e o instituto de pesquisa, entre elas na área da capacitação de profissionais na área da saúde.

Entre outros temas abordados, Wilson Savino, coordenador de Estratégias de Integração Nacional da Fiocruz, elogiou a iniciativa da UFRGS em criar uma Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, observando que há muita similaridade nas questões dos processos inovadores com as relações institucionais, tendo sido assim um passo importante da Universidade, nesta visão de presente e de futuro.

“Tivemos um diálogo muito produtivo. É mais um passo que a UFRGS pretende dar no sentido de contribuir com a sociedade no enfrentamento da covid-19, assim como temos feito desde o início da pandemia, com enorme dedicação de toda a comunidade acadêmica”, completou Bulhões.

Entre as parceiras neste processo, em ações como a gestão do orçamento para aquisição de equipamentos e execução de serviços, estão as fundações de apoio da UFRGS, entre elas a Faurgs.

Participaram também da reunião na capital fluminense por parte da Fiocruz a assessora da Presidência, Inês Fernandes, e o assessor científico, Marcos da Silva Freire. Representando a UFRGS, além do reitor, estiveram presentes o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Pereira Jotz, a diretora do ICBS, Ilma Simoni Brum da Silva, e a secretária de Desenvolvimento Tecnológico da universidade, Elizabeth Obino Cirne Lima.

Voltar

FAURGS

Av. Bento Gonçalves, 9500
Prédio 43.609
Caixa Postal 15.039
Bairro Agronomia
Porto Alegre/RS
CEP 91501-970
CNPJ 74.704.008/0001-75

 
 

faurgs@ufrgs.br
faurgs.concursos@ufrgs.br


Mapa

© FAURGS - Todos os direitos reservados

;